Felipe Fonseca on Sun, 5 Feb 2006 02:27:43 +0100 (CET)

Re: [nettime-br] sistemas paralelos

On 2/2/06, giseli vasconcelos <giseli.listas@gmail.com> wrote:
> este fragmento me provoca a compartilhar uma questão à lista,
> ** podemos citar outros sistemas paralelos que surgem da experiência da
> escassez não só como soluções para o consumo?

eu quis responder que "sim, claro, é óbvio".

mas não consegui pensar em nenhum exemplo, na real.
pensei que fosse pelo próprio recorte: a escassez deveria
sempre remeter ao consumo. mas não é isso, não. tinha
uns quatro anos atrás tinha um cara chamado chris o´leary
que estava tentando escrever um livro sobre "the power of
pain". a idéia era que os casos mais interessantes de
inovação e criatividade surgiam como resposta a uma
dor, frustração ou incômodo. aí a banda do zappa seria
não a necessidade mas a "dor".

dá pra começar a pensar que sistemas alternativos surgem
naqueles lugares em que o sistema vigente não preenche
todas as expectativas. isso pode se referir a aspectos
econômicos, mas outros também.

será que o mundo ativista brasileño não seria tal caso?
os misfits da sociedade globalizante do consumo não
se encaixam nas perspectivas de sucesso e tentam
criar um nuevo mundo. agem em busca de mudança,
tentando melhorar a vida de comunidades periféricas.
mas eles próprios não fazem parte daquelas comunidades,
ao menos diretamente. em grande parte, são de uma
classe média competente, mas meio sem rumos.
criam um ciclo alternativo, mas isso não tem a ver
com uma cultura popular não. é a alternativa pela
negação ao "oficial", que acaba se tornando, por outro
lado, uma parte fundamental do próprio sistema.

sei lá. comecei a viajar.

--
FelipeFonseca
           .''`.